O espetáculo O PELICANO, produção da Companhia de Teatro, volta em cartaz em Belo Horizonte.

A montagem será apresentada no espaço Esquyna.

 

O PELICANO, de August Strindberg, nos apresenta um universo familiar em que os conflitos se acentuam em torno de uma mãe extremamente autoritária e mesquinha, que se envolve amorosamente com o genro. Com a morte do patriarca, todas as mazelas que cercam aquela família são reveladas. O campo de batalha está armado e os conflitos ganham contornos extremamente agressivos, para aqueles cinco personagens – Mãe, Filho, Filha, Genro e Criada –, que só encontram na agressividade sua forma de convivência. 

 

A montagem de O PELICANO, realizada pela Companhia de Teatro, propõe uma investigação estética em que se faz sentir a presença de fundamentos do pensamento de Antonin Artaud e o Teatro da Crueldade, assim como o aproveitamento de elementos da dança Butoh, estilo surgido no Japão pós segunda guerra mundial, como técnica de aperfeiçoamento corporal incorporada à interpretação dramática. O espetáculo, em sua simplicidade quase minimalista, aprofunda e expõe as relações entre os personagens, de maneira torturante: os conflitos ganham força nos silêncios e na imobilidade de cada um. Procurou-se radicalizar o sentido da morte, componente fundamental do texto de Strindberg, seja através da concepção cenográfica, como também em seu figurino, movimentação cênica e construção de personagens. A presença de Chopin em sua trilha, contribui para acentuar o clima de velório, da mesma maneira que acentua as sugestões sensoriais de cheiro e frio.

 

 

O espetáculo tem direção de Luiz Paixão, que também assina o cenário e figurino, e produção da COMPANHIA DE TEATRO, uma das mais atuantes companhias de Belo Horizonte, Minas Gerais.

 

Elenco:

     Ângela Maria

     Mariana Bizzotto

     Nathália Estanislau

     Bruno Hilário

     Thiago di Nazaré

 

 

Duração do espetáculo: 40 minutos.

 

 

Serviço:

Evento: O PELICANO

Local: Teatro da Cidade.

Data: Dias 25 e 26 de Julho às 21h, dia 27 de Julho às 20h

Ingressos: Antecipados R$10,00 (Companhia de Teatro)

                  Bilheteria R$20,00